segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DAMAS E PAJENS

Diz a lenda que crianças vestidas com roupas parecidas com as dos noivos deviam  acompanha-los até o altar com a missão de distrair os maus espíritos que queriam impedir o casamento.

Hoje a função do pajem é carregar as alianças até o altar e a daminha deve abrir passagem para a noiva. (Daqui)
 
A faixa etária deles deve variar de 3 a 12 anos, mas não tem muita regra. O recomendado é a partir dos 5, porque os muito pequenininhos podem "dar uma travada" e se recusar a entrar.
O número pode variar de 1 a 8 crianças,  mas também não é nada fechado. Só é bom considerar o tamanho do lugar. A escolha das roupas deve ser feita em função do estilo do casamento, horário e estação do ano. (1. Daqui, 2. Daqui)
Há os terninhos e vestidos tradicionais ou os meninos podem usar suspensório e gravata borboleta e as meninas virem meio bailarinas, com tutus. Eles também podem trocar a calça por bermuda e os sapatos por mini all stars e elas tem várias opções para enfeites no cabelo, mas isso fica para um próximo post. (1. Daqui, 2. Daqui)
O pajem entra, então, com a almofadinha das alianças, mas na sua ausência é o noivo quem fica com elas, numa caixinha no bolso direito do paletó. As daminhas podem levar mini buquês de flores, baldinhos ou cestas. (1 e 2. Daqui)
Mas não fica só nisso. Podem entrar com um arranjo comestível, feito de balas e cones com pétalas ou pompons para quem gostar de enfeites pelo caminho. Ursinhos de pelúcia também são uma opção bem fofa, até para os meninos. (1. Daqui, 2. Daqui, 3. Daqui, 4. Daqui)
As meninas podem ainda segurar bonecas de pano ou bolas de flores.  E os balões são "unissex", mas se o casamento for numa igreja é melhor entrar com um só, já se for ao ar livre vale escolher logo um monte. (1. Daqui, 2. Daqui, 3. Daqui, 4. Daqui)
Nesse caso, cata-ventos, bola de sabão ou até o pet da família também são opções. Mas famosas mesmo estão as plaquinhas do tipo "lá vem a noiva" e afins para a entrada e "foram felizes para sempre" para a saída do cortejo. (1. Daqui, 2. Daqui, 3. Daqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário