segunda-feira, 22 de setembro de 2014

BOLO DE CASAMENTO

"Os romanos partiam um bolo na cabeça da noiva para simbolizar fertilidade. As migalhas eram recolhidas e guardadas pelos convidados como amuletos de sorte". É sério isso? Na Idade Média, os convidados levavam pedacinhos de bolo, colocavam em camadas sobre uma mesa e o casal se beijava por cima da pilha para garantir uma vida farta. Um belo dia, um padeiro resolveu colocar todos estes pedaços juntos, uniu com um creme gelado e tadaaaa nasceu nosso querido bolo em camadas.  E na França acrescentaram o glacê, criando o bolo de noiva que a gente conhece. (Via) (Daqui)
Mas chega de papo, porque bolo de casamento é que nem bem casado, tem 17.000 opções para te deixar maluca na hora de escolher. Nesse momento, muita coisa tem que ser levada em conta: o número de andares, o sabor da massa, do recheio, a cor e o tipo de decoração. Isso porque ainda fizeram o favor de inventar o naked cake, para dar mais uma opção para a lista. Aqui vai só uma mostrinha das inúmeras possibilidades no quesito decô.(1. Daqui, 2. Daqui)
Só que nem só de bolo de verdade se faz um bolo de casamento. Dependendo do tamanho, o bolo pode ter andares fakes. Normalmente o andar de baixo é o fatiado na festa e o topo fica para os noivos levarem pra casa. A tradição é congelar e comer no primeiro aniversário de casamento. (1. Daqui, 2.Daqui)
Para calcular o número de fatias é só pegar o número de convidados e dividir por 2. Então, para 100 convidados serão 50 fatias. Isso no caso de ser servido almoço ou jantar. Se for apenas um coquetel, a quantidade tem que ser aumentada um pouquinho. Já para um bolo com champanhe, em que não haverá doces, aí a conta é de 100%, ou seja, para 100 convidados, 100 fatias. (1. Daqui, 2.Daqui)

Um comentário:

  1. Preciso dizer novamente que os teus posts estão bemmmm legais! excelentes imagens que você acha por aí! bjos Dri!

    ResponderExcluir